As Faces de Maria Firmina dos Reis – Diálogos Contemporâneos
Renata Di Carmo
Este livro ensaístico centra atenção no romance oitocentista Úrsula, da escritora Maria Firmina dos Reis, a partir de algumas intervenções das pensadoras Lélia Gonzalez e Djamila Ribeiro.
A ideia aqui é examinar diferentes ações intelectuais que, articuladas, propuseram dar centralidade à voz de mulheres negras. Trata-se de um diálogo propositivo entre intelectuais que se comprometeram à reflexão acerca de suas próprias condições de inserção em uma sociedade fortemente marcada pela permanência constitutiva de rastros da experiência colonial no Brasil.
A partir de clivagens étnicas e de gênero, a análise do romance se articula a outras vozes femininas que, já no século XX, se notabilizaram através de gestos de resistência e de insubordinação, ecoando, simultaneamente, o projeto de Maria Firmina dos Reis.
Formato 15,5x23cm – 152 páginas
A autora
Renata Di Carmo é multiartista, com atuações como autora-roteirista, atriz, escritora, diretora, cineasta, poetisa, criadora de conteúdo, jornalista, além de atuar como CO e produtora executiva da Churinga Produções. Doutoranda e mestra em Letras, especialista em Comunicação, graduada em Artes Cênicas, Cinema e Jornalismo, ela desenvolve pesquisa em Novas Narrativas e Performances Negras com prêmios pela Faperj e Capes.
Foi premiada no FEST Curta Mossoró pelo pioneirismo como a primeira roteirista negra e por toda sua carreira. Ela também integrou o núcleo audiovisual da exposição Fruturos – Tempos Amazônicos, no Museu do Amanhã, e, além de chefiar salas de roteiro, integra a equipe de roteiristas da série Torto Arado, da HBO.
Ela foi a primeira autora negra da Rede Globo, contratada em 1999, e está presente na primeira temporada do programa A(U)TORES, exibido pelo Futura e pela GLOBOPLAY.
Instagram: @renata_di_carmo
Avaliações
Não há avaliações ainda.