Daniel Christian Wahl*

COVID 19 – redesenhando cooperativamente o impacto humano na Terra.

Vamos fazer disso o catalisador do redesenho e regeneração do impacto humano na Terra – podemos curar a Terra e seu povo, regenerar ecossistemas em todos os lugares, regenerar nossa natureza cooperativa e construir uma coesão social renovada por meio da solidariedade comunitária.

Este é o momento de aceitar que a mudança não é mais uma opção, mas agora é imposta a uma escala em que o sistema econômico atual NÃO DEVE se recuperar!

Chegou a hora de (re)criar economias biorregionais vibrantes, que incentivem a regeneração dos ecossistemas e uma re-regionalização da produção e do consumo.

Hora de mudar para o Game B – uma humanidade globalmente cooperativa, que vale ser chamada assim… unida no compromisso de criar condições favoráveis à vida e redesenhar o impacto humano no planeta: de explorador e degenerativo a curador e regenerador.

Sim, essa pandemia está sobre nós e os mercados de ações estão entrando em colapso, produção, viagens aéreas, poluição do ar… estão caindo. Previsões recentes baseadas em um modelo de pesquisadores das Universidades de Based e Estocolmo sugerem que, mesmo com o verão, a taxa de aumento do vírus COVID-19 pode infectar 100 milhões de pessoas (por vez) até o inverno 2020/21.

Não planeje voltar aos negócios como de costume depois disso – a emergência climática e os níveis obscenos de igualdade dentro e entre países indicam claramente que a BAU não estava trabalhando e, sim, caminhando para um colapso iminente e falha síncrona de qualquer forma.

Agora somos levados a uma mobilização global de recursos e participação cívica que o planeta nunca viu antes. Não vamos perder tempo fingindo que o que tínhamos antes estava funcionando ou vale a pena voltar.

Quais são algumas das medidas que comunidades, cidades e regiões terão que começar a explorar de qualquer maneira?

Como alimentamos nossa população na escala biorregional a partir de alimentos cultivados principalmente na região?

Como fornecemos energia a partir de recursos renováveis regionais, à medida que a produção e os preços do petróleo nos forçam a sair dos combustíveis fósseis (para sempre)?

Como mudar para sistemas de transporte regionais que não dependem de importações caras de combustível?

Precisamos redesenhar a resiliência comunitária e regional diante de um futuro econômico turbulento e, ao mesmo tempo, aumentar a soberania alimentar, energética, da água, nessas escalas.

De qualquer forma, esse tipo de fortalecimento da resiliência era necessário como uma preparação global para uma piora da crise climática e para evitar mudanças climáticas cataclísmicas descontroladas.

A escala de colaboração necessária para a resposta às mudanças climáticas parecia impossível de catalisar no tempo que nos resta.

Agora, o COVID 19 está nos forçando a nos mobilizar de maneiras sem precedentes, e estamos fazendo isso como uma espécie global, que enfrenta uma calamidade que só podemos resolver de forma colaborativa e em conjunto – para todos igualmente – ou não vamos resolvê-lo! Isso soa familiar? O mesmo vale para as mudanças climáticas!

O COVID 19 pode se tornar o catalisador para a transformação da presença humana e do impacto na Terra que a mudança climática deveria ter sido, mas era um fio muito difuso para que nossa espécie se unisse de maneira eficaz.

Agora que estamos e temos que conseguir isso, aproveitemos ao máximo o esforço e os recursos gastos!

O mundo nunca mais será o mesmo e isso também pode ser bom!

Já as vidas salvas pela redução da poluição do ar na China podem em breve começar a superar a trágica e catastrófica perda de vidas que a pandemia viral fez e continuará a causar.

Com o sofrimento e a perda nessa escala, é inadequado fazer comparações. Olhar números não reduz a angústia das pessoas afetadas. “O bloqueio do vírus Corona pode salvar mais vidas prevenindo a poluição do que prevenindo a infecção” (Jeff McMahon, 2020).

Mesmo que o número de mortes virais acabe sendo muito maior do que o estimado atualmente, continuará sendo uma fração do número de mortes causadas pelas disfuncionalidades sistêmicas do nosso sistema atual e espera-se que seja causado pelo tipo de mudança climática e pelos cenários de colapso dos ecossistemas que estávamos seguindo em curto ou médio prazo, em qualquer caso.

A mudança de fase está aqui! Vamos nos surpreender com a nossa capacidade de colaborar através de conversas e fóruns, como uma espécie global!

Vamos fazer com que nossos esforços sejam considerados e projetados para a saúde humana e planetária, à medida que construímos um novo futuro juntos, com base em diversas culturas regenerativas em todos os lugares.

Diversas economias bioregionais apoiando culturas que curam seus rios locais, regeneram florestas, pastagens, solos, áreas úmidas e oceanos.

Culturas que são elegantemente adaptadas à singularidade biocultural das bioregiões e que agora temos a oportunidade de re-habitar positivamente e de uma maneira globalmente colaborativa!

reGeneração em crescimento! Trim-Tabs, uni-vos!


*Daniel Christian Wahl – catalisador de inovação transformadora em face às crises convergentes; assessorando projetos e sistemas regenerativos inteiros; liderança regenerativa e educação para o desenvolvimento regenerativo e a regeneração biorregional.
Autor do livro internacionalmente aclamado Design de Culturas Regenerativas

Imagem instagram.com/ronnaldong