Crise Ambiental e Educação
Por uma nova cultura da Terra, corpos e territórios!
Organizadores: Marcos Sorrentino, Maria Cecilia Silva e Charbel El-Hani
Durante o Congresso em comemoração aos 75 anos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em dezembro de 2021, a programação trouxe, entre outros temas, o Seminário Crise Ambiental e Educação, que motivou a organização e publicação deste livro.
Para ultrapassarmos os desafios dos próximos anos, para que os aprendizados adquiridos pela humanidade até aqui não se percam, é necessária uma educação ambiental e sociopolítica permanente, continuada, articulada e com a totalidade da sociedade.
Precisamos de uma educação socioambiental comprometida com profundas transformações culturais, que desenvolva a capacidade de acolhimento de humanos e não humanos e que, pelas próximas décadas, continue a construir uma vida digna e plena para todos os seres que habitam este pequeno e belo planeta.
Alguns dos assuntos abordados neste livro são: crise socioecológica, psicologia social, pesquisa-ação, o bem comum, direitos da natureza, educação ambiental, qualidade de vida, política, indicações geográficas, conflitos sócioambientais, movimentos de agroecologia, o tempo histórico, pensamento ameríndio.
Formato 15x23cm – 312 páginas
Posfácio de Carlos Rodrigues Brandão.
Co-autorias:
Alcides dos Santos Caldas
Graduado em Geografia (1986), mestre em Arquitetura e Urbanismo (1995), ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e doutor em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela (2001). Realizou estudos de pós-doutorado no CIRAD – La Recherche Agronomique pour le Développement, em Montpellier, na França, e na Università degli Studi di Firenze, na Itália. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise e no Desenvolvimento Regional e Urbano. Atualmente, é professor associado III do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. Integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.
Aline Alves Bandeira
Advogada e consultora empresarial. Mestre pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI), doutora pelo Programa de Engenharia Industrial (PEI) e pós-doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, todos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-delegada de polícia. Docente em Faculdades de Direito. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer, meio-ambiente e Sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Atual vice-presidente da Comissão de Estágio e de Exame de Ordem (CEEO) da Ordem dos Advogados do Brasil do estado da Bahia (OAB/BA). E-mail: [email protected]
Amanda de Almeida Parra
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora de Ciências e Biologia na rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul.
Dália Melissa Conrado
Bióloga. Licenciada em Biologia e mestre em Ecologia e Biomonitoramento (2006). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2017) e em Ecologia (2013). Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisadora do LEFHBIO e do INCT IN-TREE da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Ana Carolina Queique
Economista (ESALQ/USP), ativista socioambiental, membro do Coletivo Frente Socioambiental de Piatã.
Bete Wagner
Experiência na formulação e execução de políticas públicas, especialmente em meio ambiente e educação, tendo atuado como vereadora, vice-prefeita e secretária de Educação do município de Salvador (BA) e como diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente da Bahia. Atualmente, é assessora especial de Meio Ambiente da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia.
Blandina Felipe Viana
Bióloga e Engenheira Agrônoma pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 30 anos de experiência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Ecologia e Biodiversidade. Na UFBA, exerceu as funções de coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ecologia e de coordenadora e pró-reitora da Pró-Reitoria de Extensão. Foi coordenadora de autores principais para avaliação temática sobre polinizadores, polinização e produção de alimentos da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) das Nações Unidas. Suas pesquisas visam identificar soluções que permitam conciliar agricultura e conservação à biodiversidade e desenvolver iniciativas e estratégias que aproximam a ciência da sociedade, como a ciência cidadã. Atualmente, é coordenadora de autores principais do Relatório de Agricultura da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e membro do Comitê Gestor da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.
Carlos Rodrigues Brandão
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965), mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1974) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural, atuando, principalmente, nos temas cultura, educação popular, campo religioso, religião e educação. Atualmente, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordena dois projetos de pesquisa nos sertões do Norte de Minas. É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás e professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia. Para dados sobre livros e artigos, consultar LIVRO LIVRE, em A Partilha da Vida.
Charbel El-Hani
Biólogo pela Universidade Federal da Bahia (1992). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professor titular do Instituto de Biologia (UFBA). Coordenador do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) e do INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de pesquisa em educação científica, filosofia da biologia, ecologia e etnobiologia.
Dionara Soares Ribeiro
Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade de Brasília (2011), especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) (2015) e mestrado em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2021). Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), assentada da Reforma Agrária, educadora da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto e integrante do Coletivo Nacional de Educação do MST. Atua na área de formação de professores em Agroecologia e Educação do campo e em processos de transição agroecológica de assentamentos de Reforma Agrária. E-mail: [email protected]
Eda Tassara
Professora emérita e titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Foi professora visitante do Departamento de Física da Universidade de Pisa, na Itália (Fapesp, USP e Istituto Nazionale di Fisica Nucleare-INFN); do Laboratoire de Psychologie Environnamentale- LPE da Universidade de Paris V (Fapesp, Acordo USP-COFECUB e CNRS); do Centre de Recherches Historiques da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales- EHESS -Paris (EHESS e CNRS;) e da Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla- UPAEP-México (FAPESP, CNPq, UPAEP e CONACYT), nos quais conduziu, como representante brasileira, investigações em cooperação internacional. É membro do Conselho da Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (Funbea), propositora e coordenadora do Grupo de Estudos em Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção-LAPSI (PST/IPUSP). Suas publicações versam sobre as temáticas de Psicologia Social, Teoria Crítica, Psicologia Política, Política Ambiental, Epistemologia e Metodologia da Ciência.
Fábio Frattini Marchetti
Biólogo. Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutor em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atua como pesquisador de pós-doutorado na ESALQ/USP, pesquisador colaborador do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA), Grupo de Gestão do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA)e Grupo de Pesquisas em Agriculturas Emergentes e Alternativas (AGREMAL) e coordena o Grupo de Extensão Universitária Territorialidade Rural e Reforma Agrária (TERRA). Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Agroecologia, Ecologia Humana e Etnobotânica, com ênfase em sistemas agrícolas tradicionais; agricultura familiar, manejo e conservação de recursos naturais; sistemas agroflorestais; e agrobiodiversidade. E-mail: [email protected]
Felipe Otávio Campelo e Silva
Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2008), doutorando do PPGBiossistemas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É assentado da reforma agrária, membro da direção estadual do MST e da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB). Desde 2019, atua como professor e membro do conselho colegiado do curso de especialização em Educação e Agroecologia, coordenado pela UFSB, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Federal Baiano e Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB). Foi professor do curso de especialização em Educação e Agroecologia articulado pela Escola Joaquim Venâncio/Fiocruz e EPAAAEB em 2019/2020. E-mail: [email protected]
João Pedro Mesquita
Biólogo e mestrando em Ecologia no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, onde conduz pesquisa dedicada a compreender e organizar, a partir de uma ampla revisão sistematizada, as diferentes perspectivas que disputam os rumos – objetivos, motivações e estratégias – da ciência da conservação.
Lela Queiróz
Educadora somática, practicioner e especialista IDME-BMC® & Yoga Sivananda Internacional, Md. Doutora PPG Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora doutora PPGDC UFBA/UNEB/ IFBA/ UEFS/ UEMG/ SENAI SEMANTEC/ LCCC, Pósdoc UFRGS/2008 e UNIFESP/2017. Artista da dança, performer ativista ambiental, ações e intervenções públicas. Prêmios Dança SESC (1989/1993) e SMCSP (2003/2004). Educação Gaia em Sustentabilidade e Fluxonomia 4D em Gestão, Residências em Agricultura Sintrópica, Agrofloresteira. Líder GPDC3 CNPq, Escola de Dança UFBA, com experiência em estudos sobre consciência-cognição-corporalização. Coordenadora Ação Extensionista Interação Cognitiva BMC® Dança; pesquisadora associada ANDA, ISMETA, BMCA, Rede Nacional e Estadual pela Primeira Infância, Red Sulamericana Polilógica, Rede Universitária em Educação Ambiental da Bahia. E-mail: [email protected]
Marcello Tassara (1933-2020)
Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e em Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi professor cofundador do curso de Cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), tendo introduzido a área de Cinema de Animação nos estudos acadêmicos universitários no Brasil. Defendeu, por notoriedade, tese de doutoramento em Artes/Cinema na USP. Foi professor visitante na Università degli Studi di Pisa (Itália), Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), Universidade Livre de Berlim e Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Pesquisador em instituições acadêmico-científicas na França, na Itália e no Reino Unido. Como cineasta (diretor e roteirista), desenvolveu filmografia composta de cerca de 70 filmes de curta, média e longa-metragem, tendo recebido prêmios no Brasil e no exterior. Como pesquisador, atuou no campo da inovação em Linguagem Cinematográfica (com bolsa de pesquisador nível 1 do CNPq durante vários anos), aplicando-a em narrativas documentais, experimentais, científicas e educativas. Foi corresponsável pela proposição de um Laboratório de Mídias Digitais na ECA/USP (Fapesp), membro da Diretoria da Fundação Cinemateca Brasileira, da Fundação Padre Anchieta Rádio e TV Educativa e de várias organizações de classe (ADUSP, APACI, ABD) e membro da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo e de outras instituições acadêmicas e governamentais.
Marcos Sorrentino
Professor visitante no Programa de Pós Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2021/2023). Professor sênior no Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo (2019/2023), na qual foi docente efetivo em dedicação integral de 1988 a 2019, sendo fundador e coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP). Foi diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil (2003/2008)
Margareth Peixoto Maia
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado e pós-doutorado em Ecologia – Teoria, Aplicação e Valores pela UFBA. Foi servidora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) por 17 anos. Foi coordenadora técnica da Avaliação Ambiental Estratégica dos Planos de Expansão da Silvicultura de Eucalipto e Biocombustíveis no Extremo Sul da Bahia (COPPE, 2010) e do Diagnóstico da Silvicultura de Eucalipto no Extremo-Sul da Bahia (IMA, atual Inema, 2008). Foi responsável pela Coordenação de Informações Ambientais do Inema por 10 anos, quando coordenou o desenvolvimento do Sistema Georreferenciado de Gestão Ambiental da Bahia (Geobahia). Atualmente, é professora do mestrado profissional de Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental do Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFBA e diretora executiva da ONG Instituto Mãos da Terra (Imaterra).
Maria Cecilia de Paula Silva
Professora titular da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora da Université de Strasbourg, na França, Laboratoire Dynamiques Européennes. Pós-doutora em Sociologia e Antropologia pela Université de Strasbourg, Fr. em 2016 (bolsa CAPES), pós-doutora em Sociologia e Educação, Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Université de Strasbourg, Fr em 2012 (bolsa CAPES). Missão de Pesquisa na Université de Strasbourg e Universidade de Coimbra em 2019 (pesquisadora CAPES Print UFBA). Missão de Pesquisa na Université de Satrasbourg, Fr em 2022. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA (mestrado e doutorado) de 2017 a 2021 e vice-coordenadora de 2009 a 2011. Editora associada da Rev. Entreideias: educação, cultura e sociedade (2005-2010 e 2017-2022). (HCEL/UFBA/CNPq). Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa História da cultura corporal, educação, esporte, lazer, meio-ambiente e sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Associada à ANPEd, ABPN, CBCE e CORPS Internacional e Laboratoire Dynamiques Européennes (Dynames). Áreas de humanidades, tecnologias e inovação, ciências da saúde, com os temas sociologia e antropologia do corpo, política ambiental, arte, lazer, processo civilizatório, direitos humanos, educação decolonial e intercultural. Escritora e poeta. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3506-8510. E-mail: [email protected]; mcecili@ufba; [email protected].
Maria Salete Souza de Amorim
Mestre em Ciências Sociais (Sociologia Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1998). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006). Realizou pós-doutorado no PPGCP/UFPE em 2018. É professora do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Methodos, do Núcleo de Estudos Ambientais e Rurais (NUCLEAR/UFBA) e do INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE/CNPq). Realiza pesquisas com ênfase nos temas da democracia, políticas públicas ambientais, metodologia em Ciência Política e metodologias participativas.
Meriely Oliveira de Jesus
Técnica em Agropecuária pela Escola Família Agrícola de Vinhático (EFAV), graduada em Engenharia Florestal pela Faculdade Pitágoras, especialista em Agroecologia e Educação do campo pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e mestranda em Agricultura Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),. Atuou como técnica extensionista no Projeto Assentamentos Agroecológicos (MST/ESALQ – USP) e Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB) no Extremo-Sul da Bahia. Atua pela EPAAEB no setor pedagógico como educadora popular, realizando formações em Agroecologia, na coordenação pedagógica do curso técnico subsequente em Agroecologia e coordena o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” do MST no estado da Bahia. E-mail: [email protected]
Nayra Rosa Coelho
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre e doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Trabalha, desde o mestrado, investigando assuntos relacionados à economia dos recursos naturais, políticas públicas e meio ambiente, mais especificamente o instrumento de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Bolsista Fapesb.
Nei Nunes Neto
Biólogo. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2008). Doutor em Ecologia (2013). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS/BA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática (UEMS/MS). Professor adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS). Pesquisador do INCT IN-TREE (UFBA).
Pedro Luís Bernardo da Rocha
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1998). Professor titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter- e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nos programas de pós-graduação (acadêmico e profissional) em Ecologia da mesma instituição. Atualmente, está envolvido com a investigação de processos de aproximação entre ciência e prática ambiental, com o desenvolvimento de estratégias de ensino para formação de mediadores da relação ciência-prática e com processos de aperfeiçoamento da gestão acadêmica institucional.
Rachel Andriollo Trovarelli
Pesquisadora e educadora ambiental. Gestora ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Ciências (USP). Atua como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP); na Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA); e como consultora pela Aiôn Socioambiental. Nos últimos anos, tem atuado, principalmente, com os seguintes temas: formação de educadores ambientais; transição para sociedades sustentáveis, políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental, mobilização comunitária e educomunicação socioambiental.
Rafael de Araujo Arosa Monteiro
Mestre e doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Treinador, palestrante e consultor sobre comunicação dialógica e relacionamentos interpessoais. Realiza pesquisas científicas sobre o diálogo, investigando métodos para aumentar a compreensão interpessoal, o engajamento e a colaboração.
Renata Pardini
Cientista da conservação e docente do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Tem 25 anos de experiência em projetos multitaxonômicos, de grande escala, que abordam a estrutura de comunidades ecológicas em paisagens antropogênicas. Seu trabalho contribuiu para a identificação de limiares ecológicos da cobertura florestal para manter a biodiversidade nessas paisagens, uma diretriz fundamental para o desenho de políticas de conservação, bem como para o entendimento dos processos ecológicos por trás da (des)montagem dessas comunidades sob perturbações. Desde 2010, iniciou linhas de pesquisa inter e transdisciplinares com foco nas relações humano-natureza e como essas relações são afetadas pelas mudanças socioecológicas em curso, assim como nas formas de construir colaborações efetivas entre cientistas e tomadores de decisão.
Severino Soares Agra Filho
Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (2002) em Desenvolvimento e Meio Ambiente e pós-doutor na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no curso de Engenharia Ambiental, dos programas de pós-graduação Mestrado Saúde, Ambiente e Trabalho (SAT) do Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, e do Programa de Mestrado em Meio ambiente, Águas e Saneamento (Maasa) da Escola Politécnica da UFBA. Como docente e pesquisador, tem atuado na área de planejamento e de aplicação dos instrumentos de gestão ambiental e outros temas relacionados, enfatizando, principalmente, os seguintes temas: gestão ambiental, indicadores de sustentabilidade ambiental, licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, avaliação ambiental estratégica e política ambiental. Experiência profissional também na direção de instituições de gestão ambiental em âmbito estadual e federal.
Valdeti Oliveira Santos
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas – Feagri/Unicamp (2016). Mestranda em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em agricultura familiar. É educadora do curso técnico em Agroecologia, na modalidade da pedagogia da alternância, vinculada ao Colégio Estadual do Campo Anderson França. Atua, desde 2013, no Movimento Social dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, nos projetos educativos e agroecológicos da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto. É presidente da Cooperativa de Trabalho Agroecológico Popular (Cooptap), fundada em 2019. E-mail: [email protected]










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